Entre postagens de influenciadoras digitais nas redes sociais e novos produtos que prometem operar milagres nas prateleiras dos supermercados, você provavelmente já ouviu falar que o chá verde é repleto de benefícios à saúde. Mas será que o emagrecimento é um deles?
+ Macronutrientes são a chave para emagrecer com saúde, entenda-os
+ 4 hábitos comuns que estão te impedindo de emagrecer
Segundo a nutricionista Nina Fava, o chá verde é uma das alternativas mais saudáveis ao café. “É carregado de antioxidantes e pode melhorar a função cerebral, diminuir o risco de doenças do coração e até mesmo proteger contra o câncer”, detalha.
No entanto, se seu objetivo é perder peso, é possível que você precise de um pouco mais de esforço do que apenas beber um chá.
Chá verde pode acelerar o emagrecimento?
De acordo com a “Woman & Home”, de onde são as informações, apenas o déficit calórico é capaz de promover o emagrecimento natural e saudável. Trata-se da expressão usada para quem consome menos calorias do que queima durante o dia, obrigando o organismo a queimar gorduras ao invés de nutrientes.
+ Emagrecimento: como manter o déficit calórico com saúde
O portal garante, ainda, que existem poucas evidências de que o chá verde possa impactar positivamente a perda de peso de adultos. Em 2014, uma revisão de estudos publicada pelo “Canadian Pharmacists Journal” analisou 14 estudos diferentes sobre o assunto e descobriu que, em todas as pesquisas, os participantes perderam apenas entre 0,2 kg e 3,5 kg de peso. Esse resultado não foi considerado “estatisticamente significativo”.
“Alguns outros estudos não mostraram nenhuma aceleração no metabolismo ou perda de peso, então os efeitos podem depender do indivíduo e de outros fatores de saúde”, complementa Nina.
O chá pode, então, diminuir a gordura abdominal?
A resposta também é não — ou, ao menos, não sozinho. Segundo o portal, um dos benefícios do chá verde é que suas catequinas impactam a gordura visceral que se acumula ao redor do estômago.
Além disso, estudos mostram que, apesar de o consumo do chá não ser responsável pela perda de peso, quem o mantém em sua dieta de emagrecimento tende a perder uma porcentagem maior da gordura nessa área.
Para eliminar a gordura abdominal, a nutricionista Kim Pearson dá dicas valiosas: “A primeira coisa a fazer é melhorar sua dieta. Concentre-se em alimentos integrais e minimamente processados, limite sua ingestão de açúcar e carboidratos amiláceos e baseie todas as suas refeições em uma fonte de proteína, quantidades moderadas de gorduras saudáveis e uma variedade de vegetais de cores diferentes”, recomenda.
+ 5 dicas de especialista para eliminar a gordura abdominal
No entanto, isso não significa que o chá verde não possua benefícios. Dentre eles, estão o aumento da taxa metabólica, o combate à inflamação no corpo, a redução dos níveis de açúcar no sangue e o controle do colesterol ruim.